Em um momento em que a falta de tolerância e de paciência são cada vez mais comuns, o que pode ocasionar problemas com a vizinhança, é imprescindível tentar manter a paz em prol da saúde mental e da boa convivência de todos!
Certamente os problemas com os vizinhos, comuns em condomínios, aumentaram consideravelmente durante o período de quarentena em função da pandemia de Covid-19. Mesmo com a flexibilização gradual em determinadas regiões, como é o caso de São Paulo, a recomendação é de que as pessoas só saiam de casa quando estritamente necessário. Assim, consequentemente, se passa mais tempo na residência, o que faz com que o barulho aumente, bem como outros fatores que podem gerar incômodo e desavenças entre os moradores.
Se você chegou aqui, provavelmente seja porque está passando por este tipo de situação e está buscando formas de resolver o seu problema. Nesse caso, saiba que você não está sozinho. A pressão deste período de distanciamento social está fazendo com que a tolerância e a paciência fiquem comprometidas. No entanto, é fundamental não entrar neste círculo vicioso, de modo a preservar a saúde mental e garantir a harmonia entre vizinhos.
Mas afinal, como fazer isto, na prática? Foi exatamente pensando nesta questão que desenvolvemos este post. Acompanhe e saiba como manter a paz, mesmo em tempos de crise!
Evite reclamação dos vizinhos: dicas importantes
São diversos os motivos que levam às reclamações de vizinhos. Ou seja, são desde o barulho excessivo de crianças, cachorro latindo demais, música alta e até a realização de reformas. Nesse cenário, quando não há diálogo entre os moradores, o síndico acaba sendo acionado, o que promove desgaste emocional para ambos os lados.
O síndico pode atuar como um mediador de conflitos, mas não em todos os casos, em alguns o administrador condominial não deve interferir. Por exemplo, se ruídos incomodam somente um morador, há chances de que o barulho não esteja tão alto. Nesses casos, o que vale é o bom senso dos condôminos, que também são responsáveis por manter uma boa convivência. Em outras palavras, antes de qualquer ato administrativo, é importante dialogar e tentar resolver as questões pacificamente. Evite sobrecarregar o síndico com questões que podem ser resolvidas entre as partes envolvidas.
Veja algumas dicas do que fazer diante de algumas situações comuns:
Obras na unidade
Nesse período de quarentena, a reclamação dos vizinhos pode se dar em torno de obras realizadas em unidades. Ou seja, tanto em função do risco do aumento de pessoas em circulação na unidade, com a movimentação de terceiros, quanto pelo barulho.
Por isso, a indicação (e até mesmo a regra em muitos empreendimentos) é de que, até que a situação se normalize, somente reformas emergenciais sejam realizadas. Isso porque não faz sentido somente um morador, ser privilegiado com seu apartamento em obras, enquanto famílias passam o dia com ruídos vindos de martelo, furadeira e outros. Dessa forma, vale priorizar a saúde e o sossego.
Exercícios em casa
Em tempos de isolamento, muitas pessoas que praticavam exercícios em academias passaram a fazê-los em casa. Já dá para imaginar que o barulho pode vir a incomodar os moradores do andar de baixo, não é mesmo? Nesse caso, é preciso que o condômino que se exercita escolha horários menos conflituosos, como os primeiros da manhã, por exemplo, e encontre alternativas para reduzir o barulho, como investir em tapetes emborrachados. Por sua vez, o vizinho que se sente incomodado deve exercitar a tolerância para evitar conflitos.
Indisciplinados
Desrespeito às regras é um fator que pode aumentar a reclamação de vizinhos neste momento. Isso acontece porque alguns moradores não respeitam, até mesmo as regras de isolamento social. Para minimizar essas ocorrências, a dica é que o síndico utilize os corredores e elevadores para colocar cartazes sobre as restrições e a existência da legislação. Isso ajuda a conscientizar os moradores e a reduzir conflitos. Por fim, porém não menos importante, é imperativo que o condômino exerça a empatia e pratique o bom senso para evitar possíveis reclamações de vizinhos.
Como você pôde ver neste artigo, é importante que, em quaisquer ocorrências, o ideal é sempre resolver o impasse através do diálogo. Afinal, enquanto alguns condôminos trabalham em home office, outros têm filhos (e silêncio não combina com as crianças), há pessoas idosas, pets, famílias maiores, outras menores. Enfim, são necessários muita calma e paciência de todos os moradores, neste momento, pois, tudo vai passar.
Para apoiar os condomínios neste e em outros momentos, é fundamental contar com administradoras de condomínios competentes. Por isso, não hesite, exija o selo PROAD. Somente esta certificação pode garantir excelência nos serviços, com a retaguarda de auditoria realizada pelo Bureau Veritas.
Gostou do nosso artigo com dicas para evitar reclamação de vizinhos durante o período de isolamento social? Tem alguma ideia de como deixar o condomínio ainda mais pacífico? Comente aqui!