Uma administradora de condomínios certificada é sinônimo de profissionalismo, ética e experiência. Fique atento e garanta uma gestão eficiente ao seu empreendimento!
Pense na seguinte situação. Um amigo pede seu veículo emprestado para realizar algumas tarefas, ele sabe dirigir, porém não possui habilitação. Por maior que seja a amizade, você emprestaria mesmo sabendo os problemas que isso pode trazer? Muito provavelmente sua resposta seja não. Da mesma forma, você, síndico, entregaria a gestão do seu condomínio a administradoras sem expertise comprovada? Assim como o Detran é quem regulamenta os motoristas do Brasil e atesta que um indivíduo é capaz de dirigir ou não, uma administradora de condomínios certificada PROAD tem garantia de ética, credibilidade e profissionalismo.
Pela analogia que fizemos acima, já dá para imaginar os prejuízos que podem ser causados quando se toma a decisão de confiar bens a indivíduos ou empresas não habilitadas, concorda?
Perigos de contratar uma administradora sem certificação
Quando se fala em administradoras de condomínios, a falta de experiência e políticas estruturadas podem ocasionar a negligência em uma série de deveres e responsabilidades obrigatórios e que garantem o bom andamento dos empreendimentos.
As consequências são danos aos condôminos e à gestão do síndico, que inclusive pode responder judicialmente por não cumprir com suas obrigações financeiras, fiscais e tributárias. Isso, sem contar, as grandes quantias em dinheiro movimentadas mensalmente por essas empresas. Para você ter uma ideia, um condomínio padrão movimenta aproximadamente R$ 600 mil por ano e, nos de maior porte, esse número pode chegar à casa dos milhões.
Por outro lado, não é raro encontrar “administradoras” sem capacitação e estrutura para atuar como procuradoras de um condomínio e cumprir com todas as responsabilidades exigidas para uma gestão eficiente. É justamente para suprir essa carência que foi criado o PROAD – Programa de Autorregulamentação da Administração de Condomínios.
Vantagens de contratar uma administradora de condomínios certificada pelo PROAD
Contar com uma administradora de condomínios certificada com selos como o PROAD, do Estado de São Paulo, traz diversas vantagens para síndicos e condôminos. Isso porque, quando uma empresa conta com essa certificação, há a garantia de boas condutas e serviços relacionados aos aspectos profissional, operacional e técnico.
Para obter o certificado, as administradoras de condomínio devem cumprir com uma série de requisitos e passar obrigatoriamente pela auditoria do Bureau Veritas, grupo internacional fundado em 1828 e que ocupa a liderança mundial em certificações.
Agora, vamos às exigências para a obtenção do selo PROAD:
- atender a todas as exigências legais pertinentes, em especial relacionadas a crimes ao patrimônio, fé pública e administração pública em geral;
- não apresentar ficha financeira negativa em bancos de dados cadastrais públicos e/ou privados ou títulos protestados;
- manter uma sede física em condição de funcionamento diário nos horários de atendimento ao público de clientes e fornecedores;
- adotar estrutura tecnológica adequada para as atividades.
- atuar no segmento de administração condominial há pelo menos 5 anos;
- ter capital social integralizado mínimo de R$200 mil no contrato social
- ser associada a AABIC e ao Secovi-SP;
Como você viu, uma administradora de condomínios certificada pelo PROAD precisa passar por uma série de análises antes de obtê-lo. O selo funciona como uma garantia da qualificação e qualidade, diferenciais competitivos importantes no mercado.
Isso porque demonstra que a empresa se compromete a entregar os melhores serviços e se atualizar constantemente com as melhores práticas da gestão condominial.
Certamente você quer evitar quaisquer prejuízos que possam ocorrer em seu condomínio, não é mesmo? Então, assim como não emprestaria um veículo a alguém sem habilitação, nunca confie processos tão sérios e importantes a uma administradora de condomínios não certificada. Fique esperto!
Nosso artigo sobre os perigos de contratar uma administradora de condomínios não certificada foi útil para você? Então, que tal continuar acompanhando notícias relacionadas? Confira agora nosso post sobre condôminos inadimplentes e dicas de como reverter a situação!