A gestão humanizada nos processos empresarias já é uma realidade em diversas organizações que buscam valorizar o relacionamento, interação e o bem-estar de todos em prol da geração de bons resultados.
Ela pode ser uma ferramenta muito útil na administração de condomínios, pois permite que o gestor promova um ambiente de bom relacionamento e convivência entre os condôminos.
Quer entender melhor como o modelo de gestão humanizada pode colaborar para uma boa gestão do condomínio?
Então, veja o nosso artigo e descubra como você pode utilizá-la.
O que é Gestão Humanizada em condomínios?
É a forma de administrar que alia satisfação dos condôminos com os interesses do condomínio. Proporciona um ambiente mais harmônico, com respeito e valorização dos interesses dos moradores e colaboradores.
Ou seja, a gestão humanizada se apoia na empatia pelas necessidades das pessoas, se preocupando com o bem-estar coletivo.
Quais as razões para humanizar a gestão?
Condomínios são ambientes plurais, demandam que o gestor tenha habilidade para administrar as relações interpessoais.
O comportamento das pessoas mudou nos últimos anos, principalmente com o crescente uso das redes sociais. As interações sociais e a maneira como as pessoas lidam ou reagem diante de um conflito de opiniões, são bem diferentes.
O avanço da tecnologia e da “internet” deixou algumas relações mecanizadas, frias e individualistas. Tudo acontece num ambiente em que as pessoas “se escondem” atrás de um computador ou celular.
A vida em condomínio é inteiramente sobre pessoas, interações e relações pessoais. Ela é influenciada pelo que acontece fora do ambiente condominial.
Humanizando a gestão do condomínio, a intolerância se abranda e possibilita uma convivência mais harmônica.
Pilares da Gestão Humanizada em condomínios
Vamos conhecer agora os pilares da gestão humanizada aplicada ao setor de administração condominial:
- Observar: é importante para conhecer as especificidades de cada condomínio. Através dela, consegue-se entender o cenário e identificar meios para implementar uma gestão humanizada de acordo com as necessidades do empreendimento.
- Criar laços: ter bom relacionamento com todos os envolvidos no dia a dia do condomínio. Criar conexão e estabelecer uma relação de confiança possibilita maior abertura para conversas e resolução de problemas futuros.
- Estar aberto a mudanças: um gestor que adota a gestão humanizada é acessível para rever processos e atender a todas as solicitações, da melhor forma possível. Um condomínio possui pessoas com pensamentos e personalidades diferentes, é preciso estar aberto a mudanças e fazer adaptações pensando sempre no que é melhor para o bem coletivo.
Agora que você conhece os pilares da gestão humanizada, vamos falar do que o gestor pode fazer, na prática?
Gestão humanizada na prática para administrar um condomínio
O gestor de condomínio pode adotar algumas medidas para melhorar a sua gestão, são elas:
Colaboradores
- Trabalhar equipes através das suas habilidades interpessoais.
- Realizar treinamentos e campanhas internas para gerar satisfação em seus colaboradores. Com isso, aumentar o engajamento e reduzir a rotatividade de funcionários do condomínio.
- Delegar funções pensando no trabalho de cada um, estabelecendo com clareza as atividades.
Condôminos
- Implementar o uso de recursos e canais de comunicação que facilitem a vida dos moradores. Por exemplo, sistemas de gestão de condomínios que permitem reserva de espaços, liberação de entrada, assembleia por meio virtual, emissão de boletos de pagamento, etc.
- Promover o diálogo, a empatia e o respeito.
- Argumentar com base em fundamentos técnicos, normativos e jurídicos, respeitando os pontos de vistas dos demais: explicar sem ferir a dignidade do próximo.
Gestor
- Ter atitude ética, moral e transparente;
- Tratar bem as pessoas, não como máquinas;
- Dar o tratamento individual, a cada um. Observando e compreendendo as necessidades de todas as partes envolvidas (as pessoas não são iguais);
- Colocar-se no lugar do outro, entendendo suas necessidades e pontos de vista;
- Minimizar a ocorrência de conflitos e promover a solução sempre que possível;
- Comunicar-se de forma direta, clara, objetiva e eficaz;
- Saber ouvir;
- Discutir ideias respeitando a opinião das outras partes;
- Aperfeiçoar os relacionamentos continuamente.
Quais são as vantagens de praticar o modelo de gestão humanizada em um condomínio?
Diante de tudo que foi apresentado até agora, podemos listar como principais efeitos positivos de uma gestão mais humana:
- Melhora as relações, tornando o ambiente mais leve e produtivo
- Cria facilidades para todos os envolvidos
- Reduz a rotatividade de trabalhadores
- Retém colaboradores
- Minimiza conflitos
Contudo, para o gestor conseguir colocar em prática tudo isso, ele precisa estar preparado e qualificado. Por isso, escolher bem os gestores de condomínio faz toda a diferença.
Sendo assim, procure por uma administradora de condomínio certificada pelo PROAD. Ao exigir que sua administradora tenha o selo PROAD, o gestor saberá que ela atua com foco na qualidade de vida dos moradores, no convívio social e na valorização patrimonial dos imóveis, com ética, profissionalismo e responsabilidade em cinco frentes.
Saiba mais sobre o Programa de Certificação PROAD e entenda como ele está alinhado com os conceitos de uma gestão humanizada dentro dos condomínios.
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