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Gestão Humanizada reduz conflitos na gestão do condomínio: saiba como utilizar.

A gestão humanizada nos processos empresarias já é uma realidade em diversas organizações que buscam valorizar o relacionamento, interação e o bem-estar de todos em prol da geração de bons resultados.

Ela pode ser uma ferramenta muito útil na administração de condomínios, pois permite que o gestor promova um ambiente de bom relacionamento e convivência entre os condôminos.

Quer entender melhor como o modelo de gestão humanizada pode colaborar para uma boa gestão do condomínio?

Então, veja o nosso artigo e descubra como você pode utilizá-la.

O que é Gestão Humanizada em condomínios?

É a forma de administrar que alia satisfação dos condôminos com os interesses do condomínio. Proporciona um ambiente mais harmônico, com respeito e valorização dos interesses dos moradores e colaboradores.

Ou seja, a gestão humanizada se apoia na empatia pelas necessidades das pessoas, se preocupando com o bem-estar coletivo.

Quais as razões para humanizar a gestão?

Condomínios são ambientes plurais, demandam que o gestor tenha habilidade para administrar as relações interpessoais.

O comportamento das pessoas mudou nos últimos anos, principalmente com o crescente uso das redes sociais. As interações sociais e a maneira como as pessoas lidam ou reagem diante de um conflito de opiniões, são bem diferentes.

O avanço da tecnologia e da “internet” deixou algumas relações mecanizadas, frias e individualistas. Tudo acontece num ambiente em que as pessoas “se escondem” atrás de um computador ou celular.

A vida em condomínio é inteiramente sobre pessoas, interações e relações pessoais. Ela é influenciada pelo que acontece fora do ambiente condominial.

Humanizando a gestão do condomínio, a intolerância se abranda e possibilita uma convivência mais harmônica.

Pilares da Gestão Humanizada em condomínios

Vamos conhecer agora os pilares da gestão humanizada aplicada ao setor de administração condominial:

  • Observar: é importante para conhecer as especificidades de cada condomínio. Através dela, consegue-se entender o cenário e identificar meios para implementar uma gestão humanizada de acordo com as necessidades do empreendimento.
  • Criar laços: ter bom relacionamento com todos os envolvidos no dia a dia do condomínio. Criar conexão e estabelecer uma relação de confiança possibilita maior abertura para conversas e resolução de problemas futuros.
  • Estar aberto a mudanças: um gestor que adota a gestão humanizada é acessível para rever processos e atender a todas as solicitações, da melhor forma possível. Um condomínio possui pessoas com pensamentos e personalidades diferentes, é preciso estar aberto a mudanças e fazer adaptações pensando sempre no que é melhor para o bem coletivo.

Agora que você conhece os pilares da gestão humanizada, vamos falar do que o gestor pode fazer, na prática?

Gestão humanizada na prática para administrar um condomínio

O gestor de condomínio pode adotar algumas medidas para melhorar a sua gestão, são elas:

Colaboradores
  1. Trabalhar equipes através das suas habilidades interpessoais.
  2. Realizar treinamentos e campanhas internas para gerar satisfação em seus colaboradores. Com isso, aumentar o engajamento e reduzir a rotatividade de funcionários do condomínio.
  3. Delegar funções pensando no trabalho de cada um, estabelecendo com clareza as atividades.
Condôminos
  1. Implementar o uso de recursos e canais de comunicação que facilitem a vida dos moradores. Por exemplo, sistemas de gestão de condomínios que permitem reserva de espaços, liberação de entrada, assembleia por meio virtual, emissão de boletos de pagamento, etc.
  2. Promover o diálogo, a empatia e o respeito.
  3. Argumentar com base em fundamentos técnicos, normativos e jurídicos, respeitando os pontos de vistas dos demais: explicar sem ferir a dignidade do próximo.
Gestor
  1. Ter atitude ética, moral e transparente;
  2. Tratar bem as pessoas, não como máquinas;
  3. Dar o tratamento individual, a cada um. Observando e compreendendo as necessidades de todas as partes envolvidas (as pessoas não são iguais);
  4. Colocar-se no lugar do outro, entendendo suas necessidades e pontos de vista;
  5. Minimizar a ocorrência de conflitos e promover a solução sempre que possível;
  6. Comunicar-se de forma direta, clara, objetiva e eficaz;
  7. Saber ouvir;
  8. Discutir ideias respeitando a opinião das outras partes;
  9. Aperfeiçoar os relacionamentos continuamente.

Quais são as vantagens de praticar o modelo de gestão humanizada em um condomínio?

Diante de tudo que foi apresentado até agora, podemos listar como principais efeitos positivos de uma gestão mais humana:

  • Melhora as relações, tornando o ambiente mais leve e produtivo
  • Cria facilidades para todos os envolvidos
  • Reduz a rotatividade de trabalhadores
  • Retém colaboradores
  • Minimiza conflitos

Contudo, para o gestor conseguir colocar em prática tudo isso, ele precisa estar preparado e qualificado. Por isso, escolher bem os gestores de condomínio faz toda a diferença.

Sendo assim, procure por uma administradora de condomínio certificada pelo PROAD. Ao exigir que sua administradora tenha o selo PROAD, o gestor saberá que ela atua com foco na qualidade de vida dos moradores, no convívio social e na valorização patrimonial dos imóveis, com ética, profissionalismo e responsabilidade em cinco frentes.

Saiba mais sobre o Programa de Certificação PROAD e entenda como ele está alinhado com os conceitos de uma gestão humanizada dentro dos condomínios.

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