O Carnaval está chegando! Veja algumas dicas para que essa data seja bem aproveitada por todos no condomínio!
O Carnaval está chegando e essa época, além de festa e diversão, também pede alguns cuidados especiais para quem é síndico ou morador de condomínio. Afinal, ninguém quer voltar do feriado para encontrar problemas causados por falta de planejamento e preparos.
Você quer realmente aproveitar o Carnaval? Então, siga nossas recomendações para “cair na folia” com tranquilidade, dentro ou fora do condomínio!
Dicas para o síndico
O síndico é uma figura central no condomínio em todas as épocas do ano, inclusive durante o Carnaval. Ele é o grande responsável por manter a ordem, até quando todos os moradores estão em clima de comemoração. Confira as nossas dicas:
1. Reforçar a segurança
Enquanto, dentro do condomínio, pode haver um pouco mais de flexibilidade no Carnaval, é preciso ser ainda mais rigoroso com os riscos que vêm de fora. Pois, o feriado frequentemente traz consigo casos de vandalismo e criminalidade, e o síndico deve empregar todos os esforços para que o seu condomínio seja preservado.
Por isso, vale a pena investir em mais equipamento e pessoal para a segurança. Esse investimento trará benefícios não apenas na semana do Carnaval, mas em todas as épocas do ano.
2. Orientar os moradores
Também é papel do síndico orientar os moradores que vão viajar, o condômino pode deixar um telefone de contato, pois dessa forma é possível informar sobre eventuais intercorrências. Uma boa dica é criar um material de divulgação, como um panfleto informativo e fixar nas áreas de circulação, com as recomendações para quem vai ficar longe de casa na semana do Carnaval.
Cuidar de tudo isso fica ainda muito mais fácil se o síndico, está bem assessorado por uma empresa especializada em administração condominial. Assim, enquanto ele se ocupa das questões práticas na época do Carnaval, a administradora de condomínios cuida das questões burocráticas, que não podem ser esquecidas.
Dicas para os moradores
Os moradores também têm sua parcela de responsabilidade para aproveitar o Carnaval no condomínio. Tudo começa com dois cuidados básicos.
1. Se for viajar, desligar tudo
Registro de água, válvula do gás, luzes e aparelhos elétricos. Os moradores devem deixar tudo desligado antes de viajar. Assim, mesmo que aconteça algum problema na estrutura, como um curto-circuito, os danos não serão tão grandes. Se o síndico inclui essa orientação no seu panfleto de divulgação, é melhor ainda!
2. Se ficar em casa, prezar pela boa convivência
Para que os moradores aproveitem bem o feriado, é muito importante respeitar as recomendações em relação a barulho excessivo, horário de silêncio, conservação das áreas comuns e reserva das estruturas de lazer. Mesmo no Carnaval, a boa convivência é indispensável.
Folia fora do condomínio
Agora, se vocês, moradores e síndico curtem um Carnaval de rua, não deixem de acessar a programação de Carnaval do site da Prefeitura de São Paulo. Nele, você irá encontrar todas as informações sobre as datas, regiões de onde os blocos irão partir e ainda os estilos de cada um.
Seguindo essas dicas, o Carnaval no condomínio tem tudo para ser um sucesso!
Síndico, quer ajuda com as questões burocráticas, para poder cuidar melhor das questões práticas do condomínio? Então, saiba mais sobre o PROAD e descubra quais são as Administradoras de Condomínio Certificadas em São Paulo!