Quando se fala em condomínio sustentável, muitas pessoas pensam em algo tecnológico, futurista, equipamentos de alto custo e distante da realidade, não é mesmo? Mas saiba que, apenas com adoção de novas práticas e comportamentos ecologicamente corretos, já é possível viver em condomínios cada vez mais eficientes no que diz respeito à sustentabilidade.
Dentro desse contexto, essa transformação só tende a agregar e a trazer benefícios, que podem ser facilmente percebidos, tanto em curto quanto em longo prazo. Ou seja, por meio de ações mais conscientes, o condomínio sustentável ajuda a:
- Reduzir gastos;
- Reutilizar recursos;
- Aumentar a satisfação dos condôminos, entre outras vantagens.
Logo, a importância de adotar atitudes sustentáveis ainda vai além. Pois, investir em um condomínio que prioriza a sustentabilidade também contribui para a manutenção da vida no planeta.
Diante dessa realidade, resolvemos elaborar este artigo, que tem como objetivo ajudar você a desenvolver um condomínio sustentável.
Continue lendo e saiba como é possível valorizar o patrimônio condominial e ainda respeitar a natureza. Tenha uma boa leitura!
Afinal, o que é a sustentabilidade em condomínios?
Uma das palavras de ordem que se tornou bastante presente em notícias e jornais ao redor do mundo nos últimos anos, é a sustentabilidade. Prova disso são os dados e estatísticas que mostram que o homem é responsável por uma série de impactos ambientais, que afetam diretamente o meio ambiente, transformando negativamente o solo, ar, água e até mesmo os animais.
Portanto, seja pelo consumo excessivo de recursos naturais, pela provocação de escassez em recursos essenciais para a vida (como a água), pela poluição ou até mesmo pela destruição dos habitats, esse cenário despertou uma consciência coletiva sobre a necessidade de amenizar essa ação danosa do ser humano sobre o meio ambiente.
Dessa forma, é cada vez mais comum que a população adote atitudes mais conscientes no dia a dia. Diversas empresas, por exemplo, também já colocaram em prática modelos de negócio com selo verde.
Assim, um condomínio sustentável é uma construção feita ou adaptada de forma harmoniosa com a natureza. Esse tipo de empreendimento respeita e valoriza os recursos naturais por meio de soluções que geram economia e que amenizam o impacto ambiental do empreendimento.
Por que ter um condomínio sustentável?
A sustentabilidade passou a nortear diversas decisões da população. Atualmente, seja na hora de comprar um produto, escolher um meio de transporte ou comparar empresas, é comum selecionar as opções que respeitem e valorizem os recursos naturais. De fato, conforme pesquisa, o brasileiro ocupa o terceiro lugar no ranking de povos com maior consciência e preocupação com a sustentabilidade. E, evidentemente, esse fator já tem um peso significativo na escolha de imóveis.
É cada vez mais comum que as famílias analisem questões que vão além do número de cômodos em um apartamento. Conquistar e manter um estilo de vida equilibrado também passou a ser desejo do morador moderno.
Ter um condomínio sustentável ajuda a atrair mais condôminos, tornar os espaços mais agradáveis, valorizar o imóvel e trazer mais qualidade de vida.
Dicas para tornar um condomínio sustentável
Ao contrário do que se pensa, tornar o local de moradia um ambiente que respeite os recursos naturais não é tão difícil. Ainda mais quando consideramos todos os objetivos agregados e incentivamos a colaboração dos moradores.
Confira agora alguns passos para conquistar um condomínio sustentável.
-
Troca de hidrômetros
A cada ano que passa, há menos água para consumo. Algumas cidades brasileiras já estão sofrendo com a falta desse bem tão precioso e que não é tão abundante quanto a maioria das pessoas pensam.
Uma das formas de tornar um condomínio sustentável é fazer a troca de hidrômetros coletivos por individuais, fazendo com que cada morador pague pelo que consome, fazendo um uso mais consciente desse recurso tão importante e indispensável.
-
Recursos de água
A captação da água da chuva pode ser feita por meio de um sistema ligado às calhas do telhado. O conteúdo coletado pode ser reaproveitado na limpeza das áreas comuns e calçadas.
Ainda, a construção de um poço artesiano permite que o condomínio tenha sua própria fonte de água, garantindo abastecimento durante períodos de racionamento.
-
Reciclagem de lixo
O controle do lixo gerado e descartado nas unidades residenciais é uma prática que ajuda no estabelecimento de um condomínio sustentável. Implementar lixeiras específicas para cada tipo de resíduo é o caminho para dar a destinação adequada para o lixo.
O lixo orgânico – cascas, frutas, ovos e vegetais – pode virar adubo para a horta ou o jardim do prédio.
Já os materiais recicláveis podem ser vendidos, gerando uma renda que pode ser empregada em melhorias no condomínio. Até mesmo o óleo de cozinha pode ter serventia e virar sabão caseiro.
-
Paredes verdes
Um condomínio sustentável é conhecido pela forte presença da natureza. As paredes verdes deixam o ambiente mais agradável e também geram sombra e ajudam no controle da temperatura do prédio. Além disso, elas também contribuem para:
- Retenção de ruídos.
- Umidificação e filtragem do ar livrando os ambientes dos compostos orgânicos voláteis prejudiciais à saúde, como, por exemplo: aditivos de pintura, destilados do petróleo, alguns pesticidas, vernizes, solventes de tintas, álcoois, cetonas, revestimentos como carpetes e papéis de parede, produtos industriais e de limpeza seca.
-
Sensibilização dos moradores
Existem diversas melhorias que podem ser feitas para conquistar um condomínio sustentável. Mas um fator tem peso significante no processo: o engajamento dos condôminos.
Por isso, eduque, alerte, comunique e ensine medidas sustentáveis. Esse trabalho de conscientização é potencializado com a participação de todos.
Conte para a gente nos comentários! Se você gostou deste conteúdo como conquistar um condomínio sustentável, vai gostar também deste post com dicas indispensáveis de segurança no condomínio!